Segue o Seco.

Tem coisas que apenas uma amostra objetiva e explícita provoca algum pensamento na cabeça das pessoas. Imaginar uma guerra nuclear ou alo do tipo é apenas passível de menção a algum filme do Schwarzenegger. O perigo ta ai (EUA, Coréia do Norte, dentre outros países que manifestadamente comprovaram algum poder nesse sentido), mas essa idéia toda é meio futurista. Ainda não temos carros voadores e a polícia não usa raios laser no combate ao crime.

Esses dias a Amazônia ganhou muitas páginas de jornal e espaço em veículos eletrônicos de comunicação. “Desmatamento da Amazônia” – culpados são os madeireiros. né? Desmatamento para aumentar os pastos para você consumir o boi que vai pastar nos restos da Amazônia. Você come a Amazônia.

Água. Tem chovido cada vez menos. Ano passado demorou uns três meses além do normal para chover. Mas foi só ligar o ar condicionado do carro que ficou tudo bem, né não? Ou então ir para o clube, tomar mais sorvete ou passar mais fins de semana em Caldas.

O grande problema é que essas questões todas não estão mais subjetivas, nem mesmo para as pessoas que se recusam a (re)pensar sua inserção no planeta. Não só a forma de se alimentar, mas a forma de não pensar que cada ato pode estar contribuindo para esses sintomas de morte lenta que aparecem a cada dia. E olha que nem falei sobre o derretimento das geleiras, desaparecimento de diversas espécies da fauna e flora mundial, fome e morte nos continentes do hemisfério sul... tudo isso porque cada um de nós insiste em não pensar em coisas simples, mas que se negligenciadas continuarão como sintomas de algo (muito) maior e grave.

Enquanto isso, segue o seco.

3 Comments:

  1. Juliana Seidl said...
    Fantástico! Sou, de fato, muito orgulhosa por ser brasileira, mas está aí algo que eu vejo de negativo no modo de agir da gente (não vou me excluir, mas procuro agir como vc propõe). Culpamos outrem o tempo todo! Foi o político corrupto, são as grandes coorporações, ah! aqueles bandidos!
    E você? Cadê você no meio desses cerca de 180 milhões de pessoas? Sumiu? O gato comeu?

    Beijos, Du. =*
    Eduardo Chaves said...
    Realmente, Ju, na hora de ver quais nossos atos estão colaborando para tudo isso que vemos de ruim no mundo, ninguém tem nada pra falar. Ser apenas mais um nesses 180 milhões é muito confortável e nada desafiador, né?

    Um beijo. =*

    Ps.: essa foto ai é aqui perto de casa, Brasília/DF/Brasil. Tá muito perto de todo mundo, não dá mais pra fingir que nada tá acontecendo.
    ortegal said...
    Segue o seco: Na região Mata Atlântica, áreas pantaneiras e tão distante cerrado. A soja é um vegetal extremamente rico em micro e macro nutrientes. Considerada um grão sagrado no Oriente, aqui ela é plantada em larga escala de monocultura, sem tempo de fôlego pra terra, sem revezamento de plantio, nada. Em poucos anos ela simplesmente esgota a capacidade, a vida do solo. Mas tudo isso tem um motivo muito nobre: 95% da produção vai pra fora, alimentar pra alimentar o gado da Europa.
    Mas e depois que o solo estiver um deserto? A humanidade segue secando.

Post a Comment



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial